quarta-feira, maio 18, 2005

Efeito Borboleta (The Butterfly Effect, 2004)

Cara! Que filme ninja!

Eu já tinha ouvido falar muito bem dele, mas não imaginava que ele seria tão enriquecedor assim.

É a história de um carinha de família problemática que tem um problema um tanto não-usual: ele simplesmente "apaga" alguns momentos - em geral, os mais críticos.

O tempo passa, e, enquanto folheia seus diários, ele começa a lembrar o que aconteceu nesses momentos de blackout. Então ele descobre que pode voltar no tempo e fazer as coisas de um jeito diferente. Daí...

...só assistindo pra ver. Chega de ser spoiler. Mas é o tipo de filme que dá margem a várias e várias horas de discussão. O que aconteceria se tivesse sido assim, e não assado? Muitas vezes, o que poderia ter sido uma boa atitude em dado momento, pode alterar de formas drásticas o seu destino. Já ouviram alguém falar que "é pior a emenda que o soneto"? É exatamente o caso.

O filme ilustra perfeitamente a teoria do caos: o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um furacão no Texas, meses depois. Ou, como diria um amigo meu, qualquer coisa que você faz repercute nas paredes do universo, fazendo com que os efeitos da sua ação recaiam, três vezes pior, sobre alguma pessoa aleatória no mundo! Particularmente, amei a tagline: Mude uma coisa, mude tudo!

Se você ainda não assistiu, não devia perder mais tempo! Corra agora mesmo para a locadora mais próxima, entre dando voadoras se preciso, mas pegue e veja!

O filme foi escrito e dirigido por Eric Bress e J. Mackye Gruber, e tem Ashton Kutcher no papel principal (Evan Treborn) e Amy Smart no papel de Kayleigh Miller.

Marcadores: ,