segunda-feira, maio 09, 2005

Unhas do pé...?



Sabem, faz algum tempo - desde que nasci, acho - que venho me perguntando qual diabos é o sentido de se pintar as unhas do pé. Os pés ficam muito lá embaixo, oras. Quem liga para as unhas do pé?

Além disso, a única unha significativa nos pés é a do dedão. Todas as demais são minúsculas, ínfimas mesmo, e sem a menor utilidade prática. Dizem que o próximo passo do ser humano na escala evolutiva é perder o dedinho mindinho do pé. Eu já acho que será perder as unhas de todos os dedos do pé, à exceção talvez do dedão, o que muito me entristece. Afinal, as gerações futuras ainda conhecerão - e sofrerão - a unha encravada.

Mas enfim. Voltando ao assunto principal, alguém sabe me explicar por que infernos pintam-se as unhas do pé? E não me venham com desculpinhas de "para ficar mais bonita", pois isto não passa de um colóquio flácido para acalentar bovinos. Ninguém, note bem, absolutamente ninguém repara nas unhas do pé, a não ser em casos excepcionais. Aqui incluo no mesmo grupo os podólatras, aqueles loucos pervertidos que têm como principal fetiche pés, e aquelas criaturas indefiníveis que têm o excepcional gosto (deveras duvidoso, por sinal) de pintar as unhas com cores extravagantes para dizer o mínimo, muito embora eu prefira, neste caso, aplicar o termo "cafona", tais como laranja-clubber, rosa-perua, amarelo-marca-texto ou verde-caquinha-de-nenê. Se este for o seu caso, faça um favor à humanidade, e suicide-se neste exato momento.

Certa vez, conheci - ou trombei com, fui abordada, sei lá - por uma destas hediondas criaturas de gosto exótico. Suas unhas erstavam pintadas de amarelo fosforecente, e isto estranhamente combinava bem com o restante do conjunto. Tudo naquela criatura era feio, estranho, cafona, de um péssimo gosto. Incluindo a cara, embora esta última não fosse exatamente culpa dela, pobre coitada.

Portanto, amiguinhos e amiguinhas, ouçam um conselho da tia Di, talvez o primeiro que presta em todo esse tempo: não pintem as unhas do pé! Isso é coisa de gente feia e monstruosa, além de causar um abalo na economia pelo desperdício de esmalte.

Se depois de tudo isso você ainda sentir esse impulso semi-incontrolável de pintar as unhas do pé, ao menos o faça com cores discretas. Antes só feia que feia e cafona.

Esmalte incolor é perdoado, por não agredir a vista

Marcadores: