quinta-feira, setembro 07, 2006

Alguns fatos históricos referentes ao dia de hoje

Há 20 anos atrás, precisamente no dia 07 de setembro de 1986, aconteceram algumas coisas.

Nem todas foram importantes, na verdade. Houve, decerto, a parada da independência. Realizou-se o GP de F1 em Monza, o qual Nelson Piquet ganhou. O Panteão da Liberdade e da Pátria, monumento em homenagem ao presidente Tancredo Neves e projetado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em Brasília. A comitiva de Pinochet, a caminho de El Melocotón, foi bloqueada pela unidade 501, liderada por Ricardo Contreras. A antiga estação de bondes, na cidade de Sacramento, foi restaurada e reaberta como museu. Desmond Tutu, o primeiro arcebispo anglicano negro na África do Sul, foi empossado.

Provavelmente aconteceu um monte de outras coisas, mais ou menos importantes e significativas pra montes e montes de outras pessoas.

Pra mim, nada foi significativo nesse dia. Já o mesmo não pode ser dito a respeito de meus pais, que ganharam uma bolotinha vermelha e cabeluda, chorona e com cara de joelho pontualmente às 9h11 da manhã.

É, toda essa batelada de informações históricas foi só pra dizer que hoje é meu aniversário. E, na verdade, não sei se estou exatamente feliz com isso.

Afinal, todos sabem que o aniversário é o único dia do ano em que se fica sem graça com qualquer coisa. Pelo menos pra mim. E pro Cris, que, ao meu lado, me conta que já teve o "parabéns" cantado por repórteres da Globo... Acho que essa situação realmente me deixaria morta de vergonha.

Pra mim, simplesmente não existe lugar onde enfiar a cara. Quando vêm a avó, a sogra, a concunhada, a família da concunhada, o gato e até os passarinhos me dar parabéns, eu fico roxa. Na hora de ganhar presente, então... Nem se fala.

Fora a coisa toda de ficar um ano mais velha (teoricamente; Na prática, o ano eu envelheci nos últimos 364 dias. Hoje, só estou ficando um dia mais velha, afinal), o peso na consciência de, aos 20 anos, estar desempregada e "desfaculdadezada", e toda uma série de coisas que não estou com paciência para dizer ou pensar.

Yay me. 2 decênios de existência, completos hoje. Espero que os próximos 10 anos passem tão devagar quanto os últimos.

Ganhei presentes, aliás. Uma saia preta linda, linda, linda, e uma batinha branca que, se não é o tipo de roupa que eu compraria por vontade própria, ao menos é muito bonitinha, confortável e veste bem.

Mais tarde, pizza. Amanhã, cerveja-sinuca-amigos-cerveja. No final, eu diria que não tenho do que reclamar :)

Marcadores: