domingo, dezembro 05, 2004

Eu e as cantadas

Como todo mundo sabe, eu não sou nenhuma deusa, nem exatamente um exemplo de beleza feminina. Mas, como também é de conhecimento geral, isso não é nem nunca foi o bastante para livrar mulher alguma da pior praga dentre todas as proporcionadas pelo gênero masculino: as famigeradas cantadas. Eu não sou exceção, e por isso resolvi dedicar um post a esse assunto.

Costumo viajar muito, e, por isso, recebi cantadas de espécimes provenientes dos quatro cantos do Brasil. É impressionante ver a criatividade, ou a falta desta, que acomete a todos os praticantes desta bela arte denominada 'xaveco'. Seguem alguns exemplos de pérolas coletadas por aí, com os respectivos lugares onde foram proferidas e alguns comentários a respeito:

Rio de Janeiro - RJ
Como (quase) todo mundo sabe, eu sou carioca. Vivi no Rio por 17 anos, e, sendo assim, é de lá que vem o maior número de cantadas recebidas.

A mais sem criatividade:
'Oi, você vem sempre aqui?'
É terrível receber uma dessas quando se está no shopping praticamente do lado da sua casa. Você tem vontade de rir da cara do sujeito. É uma falta de vergonha na cara absurda, ter coragem de mandar uma dessas em pleno século XXI. Sinceramente.

A mais grotesca:
'Aê potranca, demorô de eu dar uns rolé nas tuas carne?'
Deuses! Malditos sejam os funkeiros.

A mais engraçada:
- Oi, sabia que eu sou pintor?
- É?
- É. Posso pintar as paredes do seu útero de branquinho?
Tá, essa não foi comigo. Foi com uma amiga minha, mas eu estava do lado e vi o desenrolar do diálogo. Mais direto impossível, e definitivamente criativa e divertida. O autor desta pérola merecia o prêmio nobel das cantadas, se existisse um. Parabéns, definitivamente.
Pena que não cola com ninguém. Não que eu tenha tentado.

Feira de Santana - BA
Ok, é um lugar no qual eu não estive muitas vezes, talvez duas apenas, e apenas de passagem para ir para o sul ou voltar para casa. Mas mesmo assim não escapei.

'Ô Cigana, vem cá, você me enfeitiçou'

Eu estava com uma saia indiana na ocasião. Morrendo de sono e vontade de fumar, depois de quase 24h dentro de um maldito ônibus. Devo dizer que saí correndo de perto para não avançar sobre o cidadão e espancá-lo até a morte. E se faz necessário comentar também que eu tenho traumas profundos de Feira de Santana. Eis um lugar onde preferia evitar pisar, se fosse possível, por todo o resto da minha vida.

Curitiba - PR

'Boa tarde, senhorita. Seus lábios e seus olhos são lindos.'

É por essa e por outras coisas que eu sou apaixonada por Curitiba. Pessoas educadas, seres humanos que se comportam como tais. Isso não é nem uma cantada, é um elogio, um galanteio. Por mais mal humorada e rabugenta que você esteja, é quase impossível evitar um sorriso e um agradecimento, a não ser que você seja uma vaca insensível.

'Seu namorado é um sortudo, mas acho que você é uma namorada mais sortuda ainda'

Foi a cantada dupla mais cômica que já ouvi na minha vida. Sem comentários.

Igarassu - PE
Tá, eu nunca recebi nenhuma cantada igarassuense, a não ser que as buzinadas de caminhão ocasionais ou os toques no ombro dos cobradores de kombi sejam cantadas. Em geral, considero as buzinadas como desaforos, e os toques no ombro como um aviso de que é preciso pagar a passagem, mesmo que ainda faltem 3km pro ponto em que vou saltar.

Na estrada

'Na próxima parada, eu te pago uma cerveja', e cumprir a promessa.
'Loirinha, pega aí uns chocolates... Não, não aceito um não como resposta, se você não pegar unzinho que seja vou ficar ofendido!'

Sabem, definitivamente estas duas últimas foram minhas cantadas preferidas. Não colaram, mas pelo menos ganhei cerveja e chocolate =~

Marcadores: