quinta-feira, novembro 25, 2004

Aracnídeos

Certa vez eu estava assistindo o programa 7 e meio, do Sílvio Santos, enquanto esperava começar Friends. Uma das provas do programa consiste em identificar três "intrusos" entre oito coisas citadas. Nesse dia, o tema era "insetos".
Foi algo muito cultural. Foram citadas moscas, baratas, joaninhas e besouros. Dentre os outros quatro, estavam aranhas, que eu sabia não serem insetos, e outros três que eu realmente não lembro, e que eu fiquei realmente encafifada tentando descobrir qual era inseto, já que todos me pareciam inverossímeis.
A quinta pessoa a arriscar um palpite, se não me engano, era dentista. E ele chutou aranhas.
Eu comecei a chorar de rir, gargalhar mesmo, de um cara que cursou uma faculdade, que precisou estudar biologia para se formar, não saber que aranhas não são insetos, e sim aracnídeos.
Sílvio Santos mandou mostrar se a resposta estava certa ou errada.
Eu já tinha parado de rir e começava a sentir pena do doutor, que iria para as cabines com uma miséria de dinheiro em mãos.
Sílvio Santos disse que a resposta estava certa.
Eu entrei em um estado semi-apoplético.

Até hoje gostaria de saber se a equipe do SBT é que é burra ou se sou eu quem está desatualizada a respeito da classificação dos animais. Vá saber, a ciência muda tão depressa... E eu não posso estar tão certa da minha vasta sapiência a ponto de me considerar mais culta que as pessoas responsáveis pelo programa. Quer dizer, eles são pagos para saber, não é?

Mas ainda acho que a equipe é a responsável pelo erro. Não posso estar errada sobre isso.

+++

Ainda sobre aracnídeos, minha filha me contou certa vez que quase foi atacada por um escorpião dentro de casa. Ela mora na progressiva cidade de Itapissuma, entre Igarassu e Itamaracá.

Qual a probabilidade de uma pessoa ter sua casa invadida por um monstro de meio centímetro de comprimento em um lugar civilizado como Itapissuma?

Esse episódio me assustou. Se em Itapissuma, que tem suas ruas calçadas por paralelepípedos, uma pessoa corre o risco de ser cruelmente envenenada e assassinada por escorpiões dentro de sua própria casa, Deuses! Que será de mim, morando em um lugar assolado pelas gangues de sagüis marginais e pelos arrastões de calangos? Tabatinga, o glorioso distrito rural em que vivo, é algo semelhante ao esquema representado abaixo:


Esquema de Tabatinga Posted by Hello

Como vocês podem analisar, minha casa é como um bloco de concreto cravado no meio da selva. Às vezes entram passarinhos e batráquios no meu quarto, pela janelinha do banheiro e pela fresta da porta. Sim, amiguinhos, tenho medo profundo de ser atacada por escorpiões durante meu sono de beleza. Dia desses até encontrei uma aranha vermelha fazendo sua teia lá na cozinha, perto do filtro, e perdi a vontade de beber água. Se aranhas vermelhas de traseiro turbinado penentram nesta casa, o que dizer de nefastos escorpiões negros?

Se algum dia eu parar de postar, as chances são grandes de que eu tenha sido envenenada. Pede-se não enviar flores.

Marcadores: ,